domingo, 7 de fevereiro de 2010

O Jacó Sampaio, a Bolota e a suspensão


Sem dúvida o Dr. Antônio, "O Careca" ou o "Rocha", como era chamado pelos alunos do ginásio, tem sua participação marcada na minha adolescencia.

Ele costumava ministrar suas aulas de Estudos Sociais (com ênfase em Geografia) na biblioteca. A biblioteca era o local ideal, pois como tinha varios mapas, isso facilitava as aulas de geografia, mas, como as mesas não eram individuais, facilitava também as conversas paralelas. Eu, como era um tagarela, certamente fui chamado atenção, muitas vezes, pelo Dr. Antônio, que la pelas tantas soltava um: "Seu Jacó, fecha essa matraca ai!...", mas como eu era um bom aluno, não recebia maiores punições.

As aulas eram após o recreio. Certa vez, eu fiquei na sala lendo uns gibis da Maria Alzira, não percebi o fim do recreio e acabei esquecendo da aula na biblioteca. Como eu era um tagarela, e não faltava às aulas, o Dr Antônio sentiu a minha falta. Quando perguntou por mim, o pessoal falou que eu tava na sala.

Ele foi até a sala ver o que estava acontecendo. Quando eu percebi foi só aquela careca passando pelos congombós. Pensei comigo: "ih, tô frito!

Ele pegou o gibi, olhou. Era aquele gibi da Bolota. Olhou pra mim, soltou a sentença: "Seu Jacó, o sr. tem três dias de suspensão prá ler bolão em casa!". Quando relembro a cena dou risadas, mas nós tínhamos um medo descomunal do Dr. Antônio.

Para mim é uma honra ter sido aluno desse grande homem, que foi responsável pela formação educacional de várias gerações de unionenses. Se hoje sou Engenheiro Civil, Mestre em Informática, certamente o Dr. Antônio tem sua particicipação marcada na minha formação.

Grande abraço. E transmita um grande abraço ao Dr. Antônio por mim

Jacó Sampaio
(Unionense, Engenheiro bilhante, cumprindo exílio voluntário no Paraná)
.

2 comentários:

  1. Ficou uma pergunta no ar: e Dª Minervina, aceitou essa suspensão assim fácil ou a velha palmatória, com aquele buraquinho em forma de bolota no meio, complementou a punição do Dr. Antônio?

    ResponderExcluir
  2. Foram três dias capinando o quintal...kkkkk

    ResponderExcluir