sábado, 30 de janeiro de 2010

O e-mail do Prof. Cantídio Filho

Dr. Antônio está guardado na minha memória, desde quando eu era aluno e ele diretor do Ginásio Felinto Rego, em União. Convivi e apreendi sobre disciplina, história e geografia.

Dono de uma personalidade rígida e sábia, Dr. Antônio foi responsável pela formação de gerações de estudantes unionenses que incorporaram marcas que carregam para a vida. No seu tempo de diretor e eu de aluno, Dr. Antônio, não permitia aluno com cabelo grande ou sem o uniforme devidamente arrumado.

Quando batia a campainha e o aluno ficasse conversando nos corredores, estava lascado. Aluno fazer algazarra, nem pensar! Era logo chamado à diretoria para uma conversa de pé de orelha e possivelmente uma suspensão. O pior era que o aluno suspenso levava um comunicado aos pais informando sobre os motivos da suspensão.

Triste de quem tentava fazer bagunça em sala de aula, quebrar carteiras, riscá-las, enfim fazer molecagem, como dizíamos na primeira metade dos anos 80. Quando faltava um professor, ele substituía e recitava aulas de história e geografia com infinita sabedoria.

Dr. Antônio é protagonista de uma época em que o modelo de educação tinha uma linha autoritária, contudo, para o contexto da época, necessário.

Naquela época tínhamos certeza que a escola pública não era uma casa de mãe Joana. Ela tinha uma hierarquia, era mais respeitada, produzia conhecimento. Afinal, o conhecimento, sempre lhe foi companheiro. Basta ver, o Dr. Antônio escrevia grande parte dos discursos das autoridades políticas do município de União.

Tenho certeza que caso atuasse como educador na contemporaneidade, Dr. Antônio saberia dosar compromisso, autoridade, diálogo e amor. Com isto a escola pública com certeza cumpriria o seu dever até mais do que muitas da iniciativa privada, cuja maioria envereda pelo lucro fácil em detrimento de uma formação mais humana, responsável e cidadã. Educadores como Dr. Antonio e o professor de português e literatura, Pedro Reis fazem falta e, como fazem nos dias de hoje, principalmente na escola pública.

Um grande abraço,

CANTÍDIO FILHO
(Unionense, Jornalista e Professor da UFPI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário